quinta-feira, 4 de março de 2010
É uma resposta imediata, a um agente nocivo, onde suas principais funções são a exsudação dos fluidos, conduzir os mediadores de defesa através de suas fontes,as proteínas plasmática(edema) e migração de leucócitos, predominantemente de neutrófilos ao local lesionado.
Possui três componentes principais:
1)Alterações no calibre vascular: levam ao aumento no fluxo sanguíneo.
2)Alterações estruturais na microcirculação: seu acúmulo no foco da lesão e ativação do mesmo
para eliminação dos agentes nocivos.
*ESTÍMULOS:
Todas as reações inflamatórias tem características em comum mas os estímulos causadores podem ter características distintas:
-Infecções:(virus,bactérias,parasitas)
-Agentes Físicos e Químicos:(queimaduras,radiação,lesões térmicas e etc.)
-Necrose tissular:(de qualquer origem)
-Reações de hipersensibilidade(imunológicas)
-Trauma:(penetrante ou contuso)
-Corpos estranhos:(suturas,terra)
Postado por:Andresa Bezerra Moreira
quarta-feira, 3 de março de 2010
Pode-se dizer que inflamação é uma reação local e complexa dos tecidos à uma agressão de vários agentes nocivos, como microorganismos e células danificadas ,na maioria necróticas, que consiste de respostas vasculares,ativação e migração de leucócitos e reações sistêmicas.
A principal característica é a reação dos vasos sanguíneos porque o mesmo leva o acúmulço de de leucócitos e fluidos nos tecidos extravasculares.além de destruir, isolar e diluir o agente nocivo desencadeia uma série de eventos que tentam obter a cura e reconstituição do tecido danificado.
Esse mecanismo de defesa é essencial pois elimina a causa inicial da lesão,contribui na cicatrização.
A resposta inflamatória consiste em dois componentes principais:
-Reação vascular
-Reação celular
Tecidos, Celulas,Fuidos,Proteínas do Plasma,Vasos Sanguíneos,Componentes extra e intra celulares e etc.
-Células do Tecido Conjutivo: Mastócitos que estão ligados aos vasos sanguíneos,linfócitos,macrófagos locais e etc.
-Células circulantes: Neutrófilos,Linfócitos,Plaquetase etc.
A Inflamação pode dividir-se em :
-Aguda
-Crônica
Amiloidose no Coração
Amiloidose no coração:
Ocorre em qualquer forma de amiloidose sistêmica sendo mais comum em indivíduos com doença derivada de imunócitos. Sendo o principal órgão envolvido na amiloidose sistêmica senil, pode ser aumentado e firme e comumente sem alteração significativa em corte tranversal do miocárdio. Histogicamente os depósitos começam como ácumulos subendocárdicos focais e no interior do miocárdio entre as fibras musculares. Os depósitos causam atrofia por pressão das fibras do miocárdio, na maioria dos casos os depósitos são separados e amplamente distribuídos, mas quando são subendocárdicas, o sistema de condução pode ser prejudicado ,causando as anormalidades eletrocardiográficas, observadas em alguns pacientes.
O envolvimento do sistema cardiovascular pela amiloidose é polimórfico, já descritos como insuficiência cardíaca em padrão restritivo, fibrilação atrial, retardos intraventricularesda condução, taquicardia ventricular, síncope, embolismo pulmonar e morte súbita em decorrência de fibrilação
ventricular2-4.
AMILOIDOSE
Definição de Amiloidose:
Amiloide é uma substancia proteinácea patológica que se deposita entre as células de vários tecidos e órgãos do corpo em grandes variedades de quadro clínicos.
Representa um grupo de doenças que tem em comum a deposição de proteínas de aparência similar. É uma doença sistêmica poderá comprometer componentes do sistema imune, ainda que sua patogenese esteja relacionada com o enovelamento anormal de proteínas.
Classificação de amiloidose:
1) Sistêmico (generalizado) em que ela envolve vários órgãos, e pode ser dividido em:
- Amiloidose primária
- Amiloidose secundária
- Amiloidoise hereditaria
lembrando que a Amiloidose hereditária constitui um grupo separado, mas heterogêneo com pradões característicos de envolvimentos de órgãos.
2) Localizado em que os depósitos são restritos a um único órgão, como o coração.